Atacadão suspende a circulação de fiscais dentro dos mercados

Redação do Diário

Atacadão suspende a circulação de fiscais dentro dos mercados
Foto: Pedro Piegas (Diário/Arquivo)

O Atacadão, rede de atacados que pertence ao Grupo Carrefour, anunciou novas medidas para prevenir casos de racismo, depois de episódio recente registrado em Curitiba (PR). A ações incluem a interrupção da circulação de fiscais de loja em todas as 334 unidades do país, incluindo o atacado já existente em Santa Maria e o que deverá abrir nos próximos dias no Bairro Patronato, onde funcionava um hipermercado Big.

A direção do Atacadão informa que “lamenta profundamente os casos ocorridos” e informa que, no processo contínuo de evolução para que casos de racismo ou qualquer outro tipo de discriminação não ocorram em suas lojas ou qualquer das suas atividades, analisou mais uma vez os seus protocolos internos e tomou a decisão de implementar as novas medidas. Desde o último dia 12, os fiscais não circulam mais entre os corredores dos mercados.

Os profissionais que antes circulavam pelas lojas ficarão à disposição dos clientes em pontos fixos e pré-determinados, na frente do caixa ou em sala que possui o circuito fechado de televisão. A função dos fiscais que ficam em pontos fixos ou à frente do caixa é ser ponto de apoio aos clientes, ou atuação em casos de urgência.

A rede Atacadão diz que “reitera o respeito aos mais de 5 milhões de clientes que recebe em suas lojas por semana, bem como seu compromisso com a mudança e combate ao racismo e qualquer tipo de discriminação, e permanece em processo de escuta ativa e segue revisando os processos internos”.

Ocorrências

No início de abril, uma professora protestou, vestindo apenas roupas íntimas, contra uma discriminação que teria sofrido em um Atacadão de Curitiba. A cliente, que é negra, alegou que foi perseguida por um segurança enquanto realizava compras.Em outro caso, um consumidor denunciou nas redes sociais que não foi atendido em um caixa preferencial do Carrefour em Alphaville, em São Paulo, mas na sequência teria visto uma mulher branca receber o atendimento no caixa.

Medidas

Fica interrompida a atividade de circulação dos funcionários fiscais de prevenção em suas lojas. Ou seja, não há mais circulação destes profissionais de prevenção nos corredores. A medida foi implementada na última quarta-feira e é válida para todas as lojas

Os profissionais que antes circulavam pelas lojas ficarão à disposição dos clientes em pontos fixos e pré-determinados, na frente do caixa ou em sala que possui o circuito fechado de televisão (CFTV). A função dos profissionais que ficam em pontos fixos ou à frente do caixa é ser ponto de apoio aos clientes, ou atuação em casos de urgência (clientes passando mal e acidente, por exemplo)

Serão realizadas melhorias no processo de monitoramento de câmeras para manter um ambiente seguro para seus clientes

Realizará a revisão de treinamentos de suas equipes de loja em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares

Promoverá a ampliação da visibilidade dos canais de denúncia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Alexandre de Moraes determina oitiva de Bolsonaro

Polícia Civil apreende carro usado em duplo assassinato de irmãos Próximo

Polícia Civil apreende carro usado em duplo assassinato de irmãos

Geral